Tecidos Musculares
Os tecidos musculares estão associados aos movimentos dos ossos, dos orgãos e da pele. São formados por células denominadas miócitos que tem um formato alongado e são ricas em proteínas contráteis, permitindo assim, o alongamento e a contração das células. Essa contração pode ser voluntária (depende da nossa vontade) ou involuntária (independe da nossa vontade). O tecido muscular pode ser classificado em liso, estriado esquelético e estriado cardíaco. Essa classificação é feita principalmente pela disposição de suas fibras contráteis.
Tecido Muscular Liso
A principal característica desse tecido é a ausência de estriações. Está presente nas vísceras (que são os órgãos internos do corpo que contêm espaços que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções, etc). São exemplos de orgãos viscerais: estomâgo, intestino, bexiga urinária, dentre outros. Constitui a parede de muitos orgãos, sendo responsável por movimentos internos como o dos alimentos através do tubo digestivo. Suas células possuem contração lenta e involuntária.
Tecido Muscular Estriado Esquelético
Como o nome indica, compõe os músculos que se ligam ao esqueleto. As células desse tecido possuem forma de longos cilindros, que podem ter o comprimento do músculo a que pertencem.
Comentários
Postar um comentário