Pular para o conteúdo principal

Tecido Cartilaginoso

Tecido Cartilaginoso

        O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresentam apresenta, consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo. 
        Tem função de sustentação , reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos. 
        Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos. A nutrição das células das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.
        A cartilagem é encontrada no nariz, nos anéis da traqueia e dos brônquios, na orelha externa(pavilhão auditivo), na epiglote e em algumas partes da laringe.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecido Sanguíneo

Tecido Sanguíneo          O tecido sanguíneo tem a função de transportar substancias pelo organismo. O sangue é o único tecido líquido. Ele é formado pelo plasma e por células sanguíneas (hemácias e leucócitos) e plaquetas (pedaços de citoplasma). Ele está localizado no interior de alguns ossos, como os localizados na região pélvica, esterno, clavícula e costelas.

Tecido epitelial

Tecido epitelial   O tecido epitelial é formado por células justapostas que são unidas por proteínas integrais da membrana.Se encontra principalmente na pele.  O tecido pode ser:  - revestimento: quando cobre superfícies e cavidades do corpo, protegendo-as  - glandular : formação de glândulas  Suas principais funções são:  - Proteção e revestimento (pele) -Secreção (estômago) -Secreção e absorção (intestino) -Impermeabilização (bexiga urinária) Epitélios:   São constituídos por uma ou mais camadas de células com diferentes formatos, com pouco ou quase nenhuma substância entre as células e vasos entre elas. Eles podem ser divididos de acordo com as camadas celulares ou o formato das células  De acordo com as camadas celulares:  -Epitélio simples: uma camada celular  -Epítelio estratificado: mais de uma camada  -Epitélio pseudo-estratificado:  formados por uma camada de células, com alturas diferentes, dando a impressão de ser

Tecido Musculares

Tecidos Musculares Os tecidos musculares estão associados aos movimentos dos ossos, dos orgãos e da pele. São formados por células denominadas miócitos que tem um formato alongado e são ricas em proteínas contráteis, permitindo assim, o alongamento e a contração das células. Essa contração pode ser voluntária (depende da nossa vontade) ou involuntária (independe da nossa vontade). O tecido muscular pode ser classificado em liso, estriado esquelético e estriado cardíaco. Essa classificação é feita principalmente pela disposição de suas fibras contráteis. Tecido Muscular Liso A principal característica desse tecido é a ausência de estriações. Está presente nas vísceras (que são os órgãos internos do corpo que contêm espaços que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções , etc). São exemplos de orgãos viscerais: estomâgo, intestino, bexiga urinária, dentre outros. Constitui a parede de muitos orgãos, sendo responsável por movimentos internos